1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como é o ENEM?

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – está se aproximando de sua próxima edição, dessa vez com algumas mudanças que serão testadas pela primeira vez nos dias 5 e 12 de novembro. Todos os estudantes inscritos e que dependem do exame para ingressar em uma faculdade estão estudando várias horas por dia, com o objetivo de adquirirem a maior quantia de conhecimento possível.

Entretanto, ainda há muitas pessoas que farão o Enem pela primeira vez nas próximas semanas, por isso veja a seguir como é o Enem.

Quem pode fazer o Enem?

O Enem não é uma exclusividade de estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio. Como o Exame não tem limite de idade, qualquer pessoa pode participar. Basta se inscrever, pagar a taxa (caso não seja isento), comparecer ao local indicado no dia da prova e encarar o desafio.

Idosos, gestantes, lactantes (mães em período de amamentação) e pessoas com deficiência podem fazer o Enem normalmente e solicitar atendimento especial, caso necessitem.

Como é o Enem?

O Enem é uma prova aplicada em dois dias – antes em um sábado e domingo, agora em dois domingos consecutivos – que abrange questões de todas as áreas de conhecimento estudadas no ensino médio. Cada prova possui 90 questões, sendo 45 para cada área de conhecimento.

Há também a redação – antes aplicada no segundo dia de prova, agora no primeiro -, que exige do candidato uma dissertação-argumentativa sobre algum tema que envolve a sociedade. Tal tema é divulgado somente no momento da prova e a redação tem a maior nota: 1.000 pontos. Uma boa nota na redação pode ser a sua porta de entrada para o curso desejado.

O que dá para fazer com a nota do Enem?

A prova do Enem virou o maior vestibular do País porque sua nota pode ser usada em uma série de processos seletivos e certificadores. Conheça os principais:

Entrar na universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Ganhar uma bolsa de estudos em faculdade particular pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Financiar a faculdade privada a juros baixos pelo FIES.

Entrar na faculdade privada sem fazer prova.

Complementar a nota do vestibular em determinadas universidades.

Confira algumas instituições reconhecidas pelo MEC que costuma participar do FIES e do ProUni, além de aceitarem a nota do Enem para ingresso direto:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Centro Universitário Distrito Federal (UDF)

Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Como funciona o Enem para medicina?

O Enem para Medicina funciona da mesma forma como para qualquer outro curso. Acontece que o curso de Medicina, por natureza, possui uma nota de corte maior do que os demais cursos. Dessa forma, todos os participantes podem optar por fazer um cursinho preparatório específico para Medicina, o que irá ajuda-los a tirar uma nota maior.

Algumas universidades, principalmente as privadas, desenvolvem vestibulares específicos para o curso de Medicina, onde o estudante também pode optar por usar a nota do Enem.

Como funciona o Enem para entrar na faculdade?

O Enem passou a ser usado há alguns anos como forma de ingresso nas faculdades. Essas instituições começaram a usar a nota obtida pelos candidatos como critério de seleção, já que o exame avalia o conhecimento dos alunos, quanto maior a nota, maiores as chances de ingressar.

Mas é claro que isso depende de cada curso: alguns não possuem uma nota de corte tão alta, por isso você não precisa ter uma das maiores notas.

Como funciona o Enem para entrar na universidade?

Nos últimos anos o Enem se tornou o principal critério de seleção para ingresso em universidades. Essas instituições disponibilizam suas vagas por meio de programas como o SiSu e o ProUni, onde os candidatos se inscrevem para o curso desejado e informam suas notas.

De acordo com as notas dos candidatos inscritos para cada curso e da quantia de vagas, é feita a seleção.

Como é a prova do Enem?

O Enem acontece em dois dias. Até 2016, era aplicado em um final de semana (sábado e domingo), mas a partir de 2017 passou a acontecer em dois domingos consecutivos, normalmente  entre as últimas semanas de outubro e as primeiras de novembro.

Diferentemente das matérias da escola a que estamos acostumados, o Enem foi organizado em quatro áreas do conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol – e Artes)
  • Matemática e suas Tecnologias

Cada uma dessas quatro áreas tem 45 questões, totalizando 180. As questões do Enem são objetivas, de assinalar, com cinco alternativas: A, B, C, D e E.

Tags: